Todo mundo já conhece o shampoo a seco, né? É um tipo de shampoo em spray, um pó”, que limpa sem a necessidade de água, removendo e/ou absorvendo o excesso de oleosidade e salvando as mocinhas apressadas (presente!rs) na correria do dia a dia.
O segredo do shampoo a seco é a presença do amido (de arroz, de alumínio, etc), que é quem consegue absorver a oleosidade dos fios, mas cada produto contém uma composição diferente, o que, claro, interfere na eficácia do produto.
Shampoo a seco: Todo mundo pode usar?
Antes de falar dos usos, vamos papear sobre quem pode e quem não pode usar, porque segurança é tudo, minha gente!
Se engana quem pensa que o shampoo a seco pode ser usado apenas em cabelos mistos ou oleosos, já que, a depender do efeito pretendido (e são vários, já falo disso!), ele pode ser usado em todo tipo de cabelo, inclusive em cabelos secos.
Quem tem cabelos tingidos pode, inclusive, se beneficiar bastante do uso desse tipo de shampoo, já que a quantidade de lavagens “tradicionais” tende a cair, o espaçamento será maior, e com isso o desbotamento será menor, então a cor do cabelo fica mais intensa por mais tempo. Alguns, como o castanho da Batiste, por exemplo, contém um pouco de tonalizante e ajudam a prolongar a cor. Acho ótimo!
Também é indicado pra cabelos quimicamente tratados e não “tira” progressiva, alisamento nem nada do tipo. Ao contrário, como vai reduzir a frequência das lavagens, pode até ajudar na durabilidade das químicas.
Mas, se você apresenta descamação ou alguma outra lesão no couro cabeludo, se tem caspa ou se apresenta uma sensibilidade maior no couro cabeludo, é preciso tomar cuidado. No caso de lesões, o uso não é indicado pois a possibilidade de alergia, entupimento dos poros e irritações não é remota, e a qualquer sinal de alergia/irritação o uso deve ser suspenso.
Pode substituir o shampoo normal pelo seco?
O shampoo a seco serve pra “quebrar” o galho e não deve, de forma alguma, substituir o shampoo “normal”. Pra começo de conversa, esse tipo de shampoo não limpa efetivamente os fios e não remove os resíduos acumulados, ele vai somente absorver/remover o excesso de oleosidade e, com isso, deixar o cabelo com uma aparência melhor, com mais textura e um tiquinho a mais de volume, mas não serve pra limpar o cabelo.
Ele não substitui, ele complementa, e o ideal é que o seu uso seja intercalado com o uso do shampoo “normal”. Mas paty, se eu quiser usar todos os dias, posso? Se você não usá-lo pra substituir o shampoo normal, ou seja, se você continuar usando o shampoo normal, pode sim, mas é bom não pesar na mão e ter cuidado no momento da aplicação, já que o produto não deve ser aplicado diretamente no couro cabeludo.
O jeito certo de aplicar!
Menina, prestem atenção nisso aqui pra não fazer besteira!
1. O produto só pode ser aplicado no cabelo seco. Se o seu cabelo estiver molhado ou úmido de suor, não use. Na prática o que acontece é que ficam resíduos do amido, daí parece que você tem caspa. Além disso, ele foi feito pra agir nos fios secos, não sendo eficaz em cabelo molhado.
2. mexa o potinho do shampoo, separe o cabelo em várias mechas e vá borrifando de mecha em mecha. O truque aqui é “levantar” as mechas no momento da aplicação e esperar uns segundos antes de soltar essa mecha, pois assim o produto vai “assentar” nos fios e absorver melhor a oleosidade.
3. O produto precisa estar a, mais ou menos, 20 cm do seu cabelo e não deve ser aplicado diretamente no couro cabeludo, principalmente pra quem faz uso frequente, pois isso pode entupir os poros.
4. Deixou agir uns segundinhos? Use uma escova de cerdas naturais pra pentear os cabelos ou então use os dedos pra massagear com movimentos circulares, assim o produto vai espalhar direitinho e remover o excesso. Mas, se o seu cabelo for muito fininho e você quiser mais “textura”, não use use a escova, espalhe com os dedos mesmo.
Formas de uso: serve pra (quase) tudo!
Se a ideia, a princípio, era absorver o excesso de oleosidade, a prática mostrou que o shampoo a seco serve pra muita coisa:
1. Pontas finas: as pontas estão muito fininhas (quem tem química sabe do que tô falando!rs)? Aplique o shampoo a seco nas pontas pra garantir mais textura e volume!
2. Mais volume: esse tipo de shampoo dá uma encorpada de leve nos fios, garantindo um tiquinho a mais de volume. Pra isso, no momento da aplicação, incline a cabeça pra frente (pra baixo), aplique o produto na raiz e seque com o secador.
3. Cabelo de praia! Sabe aquele cabelo bagunçadinho de praia? Dá pra conseguir com o shampoo a seco! Aplique p produto nos fios secos e, em seguida, sacuda os cabelos pra cima e pra baixo. Os fios ficam bagunçadinhos e com mais volume!
4. Fixar penteados: como dá um pouco mais de textura aos fios, o shampoo a seco pode ser usado antes de alguns penteados pra ajudar na fixação,desde que não sejam aqueles que precisem de fixação muito forte. É legal pra usar antes do babyliss, ajudando a segurar um pouco mais os cachos (ele pode ser usado antes da chapinha/babyliss/secador), pra segurar o coque, o rabo de cavalo ou a trança do dia a dia, por exemplo. Basta aplicar o produto antes do penteado, pra garantir textura, e depois, pra aumentar a fixação.
5. Neutralizar odores: ele também ajuda a neutralizar odores e deixar o cabelo mais cheiroso, mas cheiro de cigarro ele não tira não!rs
Escolha o seu e se joga !! Bjs
Nenhum comentário:
Postar um comentário