domingo, 12 de abril de 2015

Corte Químico | Dicas e produtos de tratamento*-*

Quando sofremos corte químico é difícil em primeiro momento identificar se o cabelo precisa mais de nutrição ou reconstrução, já que o cabelo fica tão estragado, e nós tão preocupadas, que não conseguimos “ler” direito o que está acontecendo com ele.
Seu cabelo fica elástico, duro, e simplesmente cai um pedaço. É tipo uma quebra generalizada numa mecha enfraquecida – ou, Deus nos livre, no cabelo todo enfraquecido. E nem sempre acontece imediatamente depois do procedimento perigoso, viu?
É triste? Sim. Dói o coraçãozinho? Pra mim dói até de ver nos outros, porque eu felizmente nunca tive. Abala a auto-estima? Com certeza, principalmente pra quem tem cabelo longo e o ama muito.

Como evitar? 

Use bons descolorantes. Evite água oxigenada 40 volumes, ela descolore praticamente igual a de 30 danificando muito mais.
• Não utilize químicas incompatíveis entre si, PELO AMOR DE DEUS! Se você descolore os cabelos, precisa tomar muito cuidado com os alisamentos. Ácido glicoxílico, tioglicolato, guanidina, formol... se você já descoloriu os cabelos, você não pode usar alisamento à base desses produtos! Alguns alisamentos podem ser feitos ANTES da descoloração. Consulte um cabeleireiro de confiança!
Muitas meninas têm uma certa paranoia em assumir o cabelo natural, ou acham que secador e chapinha são os maiores vilões... eu acho que qualquer cabelo bem cuidado fica lindo ao natural, e sou a favor do uso do secador e chapinha desde que sem exagero e com um bom protetor ! Acho que é a opção mais segura pra ser lisa, já que pelo menos eles não colocam nenhum ingrediente perigoso nos seus fios. Como eu já disse, desde que você saiba cuidar do cabelo, não tem problema. Se você usa chapinha com muita frequência, vale investir num protetor térmico mais caro, garanto que sai muito mais em conta que um alisamento que pode fazer seu cabelo cair todo!
Ah! E não esqueça de dar preferência a chapinhas de cerâmica, hoje em dia elas são bem baratinhas.
• Siga uma rotina de cuidados com seus cabelos, se certificando de repor tudo o que ele precisa.
• Nunca faça duas descolorações num mesmo dia, nem com o melhor descolorante do mundo! Melhor ter cabelo manchado que ficar careca. Depois da descoloração, você pode matizar o cabelo misturando num pote plástico duas gotinhas de violeta genciana e creme branco em quantidade suficiente para cobrir seu cabelo. Geralmente dá pra disfarçar várias manchas também. 



Como reverter?

Com paciência, dedicação e dinheiro!
Creio que a primeira coisa a se fazer depois de sofrer um corte químico é ir pro salão fazer um novo corte – porque vamos combinar que é melhor um cabelo curtinho saudável do que ficar cuidando de um cabelão que não te dá mais resultados, só desgosto e gasto, né? Além disso, o corte vai disfarçar a parte de cabelo que está “faltando”. Lembre-se sempre de que cabelo cresce e de que hoje em dia existem muitas opções de apliques com cabelos naturais que ficam muito realistas e não são muito caros . Se o corte químico deixou pedaços “carecas” no seu couro cabeludo, também existem perucas bem realistas e em conta em todas as lojinhas virtuais do mundo. Pra tudo tem solução.
Além do corte, faça uma reconstrução com um cabeleireiro de confiança. Aqui não dá pra economizar, só avalie bem suas opções. Às vezes dois salões cobram preços bem diferentes pra fazer a mesma coisa. Deixe o desespero um pouquinho de lado e pesquise.
E depois disso? Montar um cronograma capilar bem intenso, fazendo pelo menos uma reconstrução por semana até sentir os cabelos mais fortes! Aí fica a seu critério continuar dando uma passada no salão de vez em quando ou não, mas invista em bons produtos. A minha dica é que você compre queratina líquida, bepantol líquido, ampolas de tratamento e óleos vegetais puros pra misturar nas suas máscaras e otimizar o tratamento. Mas tudo isso leva tempo e esforço!

Dicas
1. Às vezes atitudes simples podem fazer muita a diferença na cabeleira. Exemplo disso é ter muito cuidado na hora de desembaraçar os fios, quando estão danificados já ficam muito mais sensibilizados, então todo cuidado é pouco. Eu gosto de pentear o cabelo antes de lavar par evitar a quebra.
A combinação cabelo molhado e fios elásticos é bombástica, super perigosa porque quando o fio está molhado fica ainda mais elástico e mais suscetível à quebra. Prefira desembaraçar o cabelo úmido ou seco, ou tenha muita calma nessa hora.

2. Quando fazemos qualquer tipo de tratamento em nosso cabelo precisamos dar um tempo de pausa para que o produto consiga agir de fato. Para ajudar no tratamento gosto de secar o cabelo após uma hidratação, por exemplo, assim os ativos ficam guardados no interior da fibra capilar e as cutículas ficam fechadas. Após um tratamento capilar, fique no mínimo dois dias sem lavar.



Até a próxima lindonas *-*

Nenhum comentário:

Postar um comentário