Hidratação:
Mesmo que os seus cabelos não contenham alisamento, descoloração ou tintura, o ressecamento ocorre da mesma forma, tanto em fios naturais quanto em fios quimicamente tratados, pois as madeixas estão sujeitas às agressões externas do meio ambiente, que são causadas por fatores, como, por exemplo, o cloro, o sal, a poluição, o vento, a poeira e o sol. Tudo isso faz com que os seus cabelos percam umidade natural, ou seja, sem água nas fibras capilares, as madeixas passam a se comportar de forma diferente, sofrendo aspereza, embaraçamento, frizz, opacidade, pontas duplas e volume. O ressecamento piora conforme o abuso do calor térmico, ou seja, as ações do babyliss, da chapinha e do secador. Desta forma, os seus cabelos precisam de ciclos semanais de hidratação com produtos específicos para o gênero. Os produtos em questão hidratam as fibras capilares, devolvendo água e fazendo com que os fios fiquem mais brilhosos, desembaraçados, disciplinados, maleáveis e suaves. Enquanto o shampoo hidratante serve para limpar as raízes oleosas e umedecer as pontas ressecadas, a máscara hidratante restaura os fios ao invés de apenas disfarçar o ressecamento. Já o condicionador hidratante facilita o alisamento dos fios, que tendem a quebrarem ao serem forçados.
Nutrição:
A partir do momento que os cabelos passam a receber banho de brilho, tintura e tonalização, as fibras capilares também passam a necessitar nutrição, além da hidratação. Quem faz escova progressiva ou descolore os fios, a nutrição, por sua vez, é obrigatória junto ao ciclo de cronograma capilar. No momento em que as madeixas recebem algum procedimento químico, as escamas das fibras capilares são abertas para que os produtos possam ultrapassar as cutículas e agir no córtex, responsável pelo efeito prolongado da cor e do alisamento. Ao final do processo, as escamas das fibras capilares permanecem abertas, levando embora toda a água, a massa capilar e os nutrientes dos fios. Para isso, se dá o nome de porosidade, que resulta em quebra capilar. O tratamento nutritivo, além de repor os aminoácidos essenciais, ajuda a selar as cutículas, de modo que as imperfeições sejam tratadas e não fiquem aparentes. Com a reposição de nutrientes, os fios ganham brilho, força, maleabilidade, resistência e suavidade, pois, quando estão porosos, a tendência é que apresentem embaraçamento, dificuldade de alisamento, frizz e volume. Para um melhor resultado, é necessário alternar a nutrição com a hidratação, tendo produtos dos dois gêneros citados para cada lavagem.
Reconstrução:
Além do ressecamento por conta das agressões externas do meio ambiente e do calor térmico, em conjunto com os procedimentos químicos que deixam os fios porosos graças à abertura das cutículas, os cabelos que levam descoloração e alisamento também sofrem com o dano, que é caracterizado pelo efeito emborrachado: de tão fraco, o fio se rompe ao meio ao ser puxado, como se fosse um elástico. Por causa disso, apenas os cabelos danificados devido à descoloração e à escova progressiva necessitam reconstrução. Sem um tratamento capilar específico, alternando hidratação, nutrição e reconstrução, os cabelos descoloridos e alisados, sem massa capilar, podem sofrer com o temido corte químico, cujo rompimento dos fios pode acontecer bem próximo das raízes. A reconstrução não é indicada para madeixas saudáveis, pois os produtos contém queratina entre os seus ingredientes, o que pode oferecer o resultado contrário ao desejado nestes casos. Para os cabelos realmente detonados, a queratina da reconstrução age como um restaurador, fortalecendo, encorpando e tratando os fios enfraquecidos, fazendo com que os mesmos tenham resistência e não sofram com a quebra capilar, evitando assim que aconteça o efeito elástico e o corte químico, que são temidos por todas as mulheres que fazem descoloração.
É preciso ficar atento ao que seu cabelo necessita. Se estiver fraco, a indicação é hidratação, nutrição e reconstrução. Se faltar maleabilidade às madeixas, aumente a nutrição e, se estiverem secos, o melhor é fazer mais hidratações. Nada impede, porém, que você inicie cada semana com a hidratação, depois a nutrição e finalize com a reconstrução.
Até a próxima meninas *-*
Nenhum comentário:
Postar um comentário